O Plano Rio Sustentável é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro para colocar a cidade em marcha para a sustentabilidade
Parceria Rio Sustentável

A Ciclus participa ativamente dos esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que estão agravando as mudanças climáticas. O aquecimento global, além de tornar mais graves os eventos climáticos extremos em todo o mundo, é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento econômico e social no século XXI.

O Plano Rio Sustentável é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro para colocar a cidade em marcha para a sustentabilidade e no caminho para afirmar sua marca no mundo como uma das capitais ecológicas do planeta. Ao promover uma redução histórica de gases de efeito estufa, a Ciclus alinha-se aos esforços das políticas governamentais e reforça sua colaboração com o Plano Rio Sustentável. No entanto, suas cotas e metas incluem todos os municípios do estado, e a participação de Seropédica, com a instalação da CTR, coloca o município como protagonista desta ação, aumentando consequentemente a visibilidade da região para atrair investimentos capazes de melhorar a infraestrutura local e a qualidade de vida da população.

O Rio já é visto como uma cidade verde que combina desenvolvimento com belezas naturais. Nos anos que precedem a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a Ciclus vai colaborar decisivamente para afirmar a sustentabilidade como 'marca' da cidade, atraindo turistas, negócios e investimentos.

O Rio Sustentável inclui medidas como a criação do Plano de Gestão de Resíduos Sustentável, de um programa de redução de emissão de gases do efeito estufa, do Fórum Carioca de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, que vai envolver poder público, sociedade civil e o saber da academia.